19.2.07

Os males da propagação de informação




O homem está à beira do precipício, num declínio sem igual. Claro, é um animal racional conseguiu criar muitas coisas graças a sua inteligência e seus polegares opositores, graças a isso ele conseguiu formar suas sociedades caóticas, sua economia, sua tecnologia, junto a essa tecnologia veio a transmissão de informação, antes a única coisa disponível para transmitir idéias e informações era o papel – que alias funcionava e funciona muito bem – mas o homem precisava de mais comodidade, precisava de algo instantâneo, hoje ele conseguiu!



Todos falam da maravilha que é a globalização, sabem o que está acontecendo em outro país sem ao menos levantar de seu sofá, o homem é esperto sim, conseguiu o comodismo que tanto queria, a informação corre numa velocidade incrível. Mas o efeito negativo disso foi a popularização da informação, em qualquer lugar que você vá, encontra os “antenados” por aí falando com propriedade daquilo que não conhecem, espalhando informações e conceitos sem ao menos checar a coerência e a veracidade dos fatos.



Os antenados buscam aparentar inteligência e conhecimento dos fatos que acontecem no mundo baseando-se apenas nas informações conseguidas de suas fontes desconhecidas e inseguras. Essas pessoas se acham muito espertas, mas o pensamento delas, suas convicções, seus argumentos e seus conceitos são todos frutos de informações muitas vezes equivocadas. Os homens cultos cometeram um erro, eles acharam que era só transmitir seu conhecimento que todos seriam iguais a eles, ledo engano, não se confunde informação com instrução.

É a mesma coisa alguém que leu um guia turístico qualquer achar que teve a mesma experiência daquele que viajou. Propagaram a informação para pessoas desinstruídas, que não sabem o que fazer com sua informação e a usam simplesmente para dizer que a tem. Os antenados não passam de meros falastrões sem conteúdo produtivo e é o que mais se vê nesses veiculos de interação social à distancia.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Seguidores

Total de visualizações